quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Ficha Técnica – Forpus ou Tuim

Olá Galerinha, agora teremos novidade no blog!!
Todas as quartas-feiras, nós publicaremos uma Ficha Técnica, sobre algum psitacídeo aqui no blog para vocês conhecerem mais esses seres maravilhosos.

Hoje falaremos um pouquinho sobre o Forpus, ou como muitos também o conhecem Periquito-Tuim.


Classificação Científica:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécie:
Psittaciformes
Psittacidae
Forpus
Forpus coelestis

Descrito pela primeira vez no ano de 1847 pelo Cirurgião e Ornitólogo Francês René Primevère Lesson, o Forpus ou Tuim é uma ave da família dos psitacídeos, muito comum na América do Sul. Medindo cerca de 12 a 13cm de comprimento, e pode chegar a viver até 15 anos, se bem cuidado.


Forpus Macho em um Matagal no Peru.
Habitat:
Muito comum no Brasil, Venezuela, Peru e Equador, os Forpus vivem em florestas secas tropicais ou subtropicais, florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, matagal árido tropical ou subtropicais e florestas secundarias altamente degradadas, Em cativeiro se adaptou muito facilmente, podendo ser criado em viveiros ou em gaiolas, desde que essa respeite o espaço minimo para as aves.
Uma Gaiola de 60x30x40cm é indicada para um casal.


Características:
Os forpus são calmos, silenciosos, inteligentes, curiosos, teimosos e brincalhões. Quando domesticados e treinados se alimentam na mão dos responsáveis, porem devem ser ensinados ainda quando filhotes. E depois de acostumados c e ambientados no novo lar ficam bastante dóceis. Alem do comportamento admirável a coloração das penas são bastante atrativas. 

Casal de Forpus



Dimorfismo Sexual:
Os forpus possuem dimorfismo sexual, ou seja, possuem características físicas que diferenciam machos e fêmeas. Para distinguir o macho da fêmea, basta olhar a faixa de penas de coloração azul que o macho possui atras dos olhos, na borda das asas e no uropígio. Tais marcas não aparecem nas fêmeas




Forpus Machos Filhotes (A Diferença entre macho
e fêmea é visível desde novos)
Reprodução:
Esta espécie se reproduz com facilidade, a maioridade sexual ocorre por volta dos 12 meses de idade (não se deve reproduzir antes dessa idade). Porem alguns casais só começam a se reproduzir a partir do segundo ano de vida. Podem ter até 4 posturas por ano (sendo aconselhável, somente 3). A fêmea bota de 4 a 6 ovos, podendo variar esse numero em alguns casos, tanto para mais como para menos. A incubação dura 17 dias e as crias permanecem no ninho por 30 dias. 
O ninho para forpus deve ser de preferência em formato de L. O material do ninho poderá ser maravalha (Aquelas utilizadas para hamsters). 





Alimentação:
Em cativeiro essas aves devem ser alimentadas com Mix de sementes, Ração Extrusada e Farinhada (Pode-se utilizar a mesma de Periquitos). Deve ser oferecido frutas como banana, goiaba, maça (sem semente) mamão. Alem de Legumes e Verduras como Jiló, milho verde, couve, rúcula, cenoura, pepino, beterraba, mostarda, hortelã, beringela, chicória. Na natureza alimentam-se de sementes, bagas, frutos, brotos coquinhos e flores, 




Um comentário:

  1. Eles são muitos doceis quando criado desde novo, caiu um filhote na minha casa é anda não conseguia voar, pequei para criar os pais sempre por perto então como ele não se alimentava sozinho eu colocava na cerca é ficava vigiando é os pais vinham de hora em hora alimenta-los, muito interessante tenho os videos se quiserem posso postar, eles também gostam muito de carinho eu só fiquei com ele 2 semanas certinho depôs disso ele voou mas ele em 2 semanas aprendeu fazer tudo sozinho desde se alimentar até beber água pois os pais dele deixaram de vir depois de uma semana já na segunda ele voou porque eu não deixava ele preso, mas tive a honra de ter como meu companheiro por 2 semanas e quero criar mais é reproduzi-los só não sei onde comprar pós pegar da natureza não é nada fácil se alguém tiver alguma técnica de ninho que chame a atenção desses bichos por favor me avisem, um abraço a todos.

    ResponderExcluir