sábado, 12 de novembro de 2016

Você sabia? - Curiosidades sobre os Ecletus

E como está sendo esse início de feriado prolongado, curtindo muito suas aves? 😃 

Hoje, nós vamos apresentar o papagaio ecletus, que são originários da Oceania.

Nessa foto, uma ecletus fêmea.
É o único papagaio que possui dimorfismo sexual visível desde bem filhotinhos, o que significa que é possível diferenciar macho e fêmea pelas cores e características. As fêmeas são assim, predominantemente vermelhas e com o bico escuro, e os machos são verdes com o bico alaranjado.
Por terem o trato digestivo diferente da maioria dos psitacídeos, a alimentação precisa ser balanceada com frutas secas e rica em fibras. A ração extrusada e uma mistura de sementes, deve ser fornecida com cautela. Por isso, antes de adquirir uma ave dessa, converse com seu médico veterinário de confiança e procure por um criador confiável com autorização do IBAMA. 😉
Por serem aves extremamente inteligentes e afetuosas, os papagaios ecletus podem ser considerados ciumentos. Por isso, se quiser ter, certifique-se de que além de ter tempo suficiente para passar com a ave, de oferecer-lhe um ambiente rico com brinquedos e atividades além de espaço suficiente para que ele possa voar. E claro, nunca opte por ter uma dessas aves sozinha, sempre tenha mais de uma. E se quiser que a outra seja de outra espécie, é só escolher uma de tamanho aproximado, como outros tipos de papagaios e/ou araras.

Ecletus macho se alimentando de sementes.
São aves dóceis, como a maioria dos psitacídeos e tanto o macho quanto a fêmea podem aprender a reproduzir sons, como assovios e palavras. Outra característica interessante é que as fêmeas costumam ser mais independentes que os machos. O que faz com que alguns proprietários digam que os machos são mais dóceis.

Casal de ecletus.
E aí, ficou interessado? São aves maravilhosas, né? Conta pra gente o que achou nos comentários! 😃

Nenhum comentário:

Postar um comentário