quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Ficha Técnica - Periquito Catarina

Olá galera, tudo bem?
Hoje nós iremos falar um pouquinho sobre o Periquito Catarina.

Periquito Catarina


Classificação Científica:
Ordem
Família
Gênero
Espécie
Psittaciformes
Psittacidae
Bolborhynchus
Bolborhynchus lineola

Descrito pela primeira vez pelo Ornitólogo Americano John Cassin em 1853, o Periquito Catarina, e uma espécie da família dos psitacídeos, única pertencente ai gênero Bolborhynchus.

Habitat:
Habitam a América Central e do Sul, vivem em florestas e montanhas que ficam a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar. Eles passam algum do seu tempo no chão, porem se reúnem para dormir em bando no alto das árvores. Suportam bem o frio, e já foram vistos tomando banho de neve em natureza. Em cativeiro podem ser criadas em viveiros e gaiolas semelhantes às de Agapornis.

As Catarinas tendem a ficar em bandos.
Caracteristicas:
Vivem em bandos em natureza, e são bem sociáveis com os de sua espécie. Com uma vocalização bem calma, hoje em dia esta sendo muito procurada como animal de estimação. Mede cerca de 16cm de comprimento, e pesa mais ou menos 50gr. São conhecidos também como Periquitos Barrados, pois ao final de cada pena, eles possuem uma linha preta, que lhes dão um aspecto barrado. Em natureza são geralmente verde, porem em cativeiro surgiram outras mutações como o Oliva, tonalidades de Azul, e o Lutino.










Dimorfismo Sexual:
Identificar machos e fêmeas visualmente não e uma tarefa fácil, porem também não é impossível. As fêmeas em geral tem uma coloração mais opaca que os machos. A marca no ombro, e as penas pretas na cauda, geralmente nas fêmeas são mais claras, ou ate mesmo ausente. Diferente dos machos que são bem marcados.

Macho

Fêmea


Reprodução:
A reprodução ocorre durante todo ano em cativeiro. Porem tem um estimulo maior na primavera. Colocam cerca de 3 a 5 ovos que são incubados por 18 a 21 dias por ambos os progenitores. Os filhotes ficam no ninho durante 5 semanas, e após isso já sabem se alimentar sozinho.

Casal de Catarinas no ninho com 4 ovos.


Alimentação:

Em natureza, alimenta-se de frutas, sementes, bagos e insetos. Em cativeiro, utiliza-se mix de sementes e ração extrusada para psitacideos de pequeno porte (como a Megazoo PM13), farinhada, alem de frutas, legumes e verduras variadas.


E vale lembrar, para se ter uma desses aves em casa, é ideal que as adquira em criadores responsáveis, afiliados a clubes ornitológicos, pois essas aves devem ser anilhadas. 
Ave legal, com anilha em sua pata direita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário