quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ficha Técnica - Ring Neck ou Periquito-de-Colar

Hoje falaremos um pouquinho sobre o Ring Neck, ou como muitos também o conhecem Periquito-de-Colar.

Macho de Ring Neck (Psittacula krameri)
Classificação Científica:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécie:
Psittaciformes
Psittacidae
Psittacula
Psittacula krameri


 Descrito pela primeira vez no ano de 1769, pelo Médico e Naturalista Italiano Giovanni Antonio Scopoli, o Ring Neck ou Periquito-de-Colar é uma ave da família dos psitacídeos, muito comum na Ásia, África e Europa. Medindo cerca de 35 à 40cm de comprimento, e são as únicas aves da família dos psitacídeos que vivem soltos na Europa.

Habitat:
É possível encontrar bando dessas aves por toda a Ásia, e em parte da África, especialmente na Índia, China, Ceilão, África, Tibete, Nepal e muitas ilhas próximas as essas regiões. E encontra-se também na Europa, os quais são as únicas aves da família dos psitacídeos em liberdade no continente. Possuem 4 subespécies, sendo duas africanas e duas indianas.
Em cativeiro se adaptaram muito bem a criação, porem diferente de espécies de mesmo porte, essas aves precisam de bastante espaço. O indicado para um casal é uma gaiola de mais ou menos 1,5mX1mX0,5m, porem lembre-se que quanto mais espaço é melhor para o bem estar das aves.

Casal de Ring Neck
Características:
Na natureza, os Ring Necks vivem em bandos e são muito sociáveis, eles tem uma natureza muito agradável, porem podem adquirir o hábito de gritar se forem importunados. Encontrado na natureza unicamente na cor verde, porem em cativeiro surgiram muitas outras mutações, como o Verde Oliva, Azul, Lutino, Cremino entre outras. São ótimas aves para criação, porem pela manhã costuma dar fortes gritos, o que pode incomodar um pouquinho os seus vizinhos.  São aves de porte médio, podendo chegar até a 43,5cm quando medido do alto da cabeça a ponta da cauda, que diga-se de passagem é enorme, e muito vistosa.


Dimorfismo Sexual:
Até completarem 2 anos de idade as aves são monomórficos (ou seja, machos e fêmeas são praticamente idênticos), sendo a sexagem através de DNA, a melhor e mais confiável opção para a determinação do sexo da ave. Porem depois de 2 anos de idade, os machos apresentam um colar negro com rosa no pescoço (Daí a origem do seu nome  Ring= Colar Neck=Pescoço), já as fêmeas não sofrem mudanças na coloração e nem apresentam o colar.



Reprodução:
Cópula de Casal de Ring Neck
A reprodução em cativeiro ocorre durante todo o ano, porem tem um forte estimulo no final do inverno e inicio da primavera. Colocam cerca de 2 a 6 ovos brancos em dias intercalados, que são incubados por ambos os progenitores durante 22 a 24 dias. Os filhotes abandonam o ninho por volta de 6 a 7 semanas após o nascimento, permanecendo mais 1 semana perto dos pais.












Alimentação:

Em natureza alimenta-sede frutas, sementes, flores e bagas. Em cativeiro, utiliza-se mix de sementes para psitacídeos de médio porte, ração extrusada (Como a Megazoo PM15), farinhada, alem de frutas, legumes e verduras ( como banana, maçã –sem semente-, Pêra, Melancia, Melão, Mamão, Pepino, Beterraba, Brócolis, Cenoura, Milho Verde em Espiga, Maxixe, Pimenta, Pimentão, couve, chicória, bertalha, folha de mostarda, entre outros.) diariamente. Complementando com ovo cozido a cada 15 dias.

Mutações de Ring Neck


Espero que vocês tenham gostado.. Comentem o que acharam, e qual espécie vocês querem conhecer..

2 comentários:

  1. Muito bom esclarecer com fotos as mutações ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Eu estava precisando fazer um verbete para o trabalho da escola e isso me ajudou muito 💓

    ResponderExcluir